Exhibition

"What do U Want 4 Xmas?" ("o que queres no Natal?") centra-se na criação em vídeo em Portugal, a partir do trabalho de artistas sediados no Porto, ou cujo percurso se cruzou com esta cidade. A mostra é comissariada por Vera Carmo.

 


Rampa

|

4 de Dezembro de 2020

16:00

|

VIDEO
Image
I will hurt you before you hurt me, video still, 2003, ©Margarida Paiva
Image
How Green is My Valley - Europa 2005, video still, 2005/2017 ©Paulo Mendes
Image
Air Monarch, video still, ©Hernâni Reis Baptista, 2018
Image
Noite na Terra, video still, ©Carla Cruz + Ângelo Ferreira de Sousa, 2006
Image
What Do You Want for Christmas?, video still, ©António Olaio, 1996
Image
Escavando o Deserto, video still, ©Maria Trabulo, 2019
Image
The (Distorted) Mirror, video still, ©Fernando José Pereira, 2020
Image
Laura, video still, ©Tânia Dinis, 2017
Image
I Will Hurt You Before You Hurt Me, Installation view, ©Margarida Paiva, 2013
Image
Sim-Não, Installation view, ©Cristina Mateus, 1996


A exposição percorre as três décadas que nos separam dos anos noventa, altura em que a presença do vídeo nos espaços expositivos se torna recorrente. É nesta época que, ao carácter exclusivamente experimental das primeiras incursões dos artistas portugueses pela vídeoarte, se substitui um espírito crítico do papel da imagem em movimento no quotidiano. Assistimos a uma apropriação subversiva dos paradigmas do vídeo clip, documentário, publicidade ou telejornalismo numa tentativa de aliciar o público para questões soció-políticas urgentes.

Buscando tópicos e preocupações transversais a obras de diferentes momentos históricos e geracionais, e ensaiando ora o esboço de um índice temático, ora uma possível cronologia, "What do U Want 4 Xmas?" “torna evidente a permanência das problemáticas sob a contínua atualização do aparato tecnológico.

 

Os vídeos são agrupados por três afinidades temáticas e apresentados em momentos distintos.  O primeiro, de 4 a 16 de dezembro, conta com obras da autoria de Carla Cruz & Ângelo Ferreira de Sousa, Maria Trabulo e Paulo Mendes que abordam diretamente acontecimentos políticos das últimas décadas. Os vídeos do segundo momento, da autoria de António Olaio, Hernâni Reis Baptista e Fernando José Pereira, criticam a lógica de acumulação e consumo que subjaz ao sistema capitalista e serão apresentados de 18 de dezembro a 13 de janeiro. De 15 a 30 de janeiro, o terceiro momento convoca à reflexão sobre o estatuto da mulher nas sociedades contemporâneas através de obras de Cristina Mateus, Margarida Paiva e Tânia Dinis.

Image
Image
Image

Pátio do Bolhão 125

4000-110 Porto, Portugal


rampacultura@gmail.com