Exhibition

A curadora Lara Koseff traz-nos de Joanesburgo uma seleção de vídeos da autoria de artistas Africanos, promissores e consagrados.

RAMPA

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22 de Maio de 2019

22:00

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VIDEO
Lost Lover Installation 01 Kilomba Alter
Lost Lover Installation with works by Dan Halter (right) and Grada Kilomba (left)
Lost Lover Installation 02 Ruga
Athi-Patra Ruga The Purge, 2013 Single-channel video 2:29 minutes Courtesy Athi-Patra Ruga © + WHATIFTHEWORLD
Lost Lover Installation 03 Amer Farkondeh
Ghada Amer & Reza Farkhondeh An Indigestible Desert, 2009 0:27 minutes Courtesy Reza Farkhondeh & Ghada Amer ©
Lost Lover Installation 04 Kentridge
William Kentridge Tango For Page Turning, 2012–13 Single-channel video 2:48 minutes Courtesy William Kentridge © + Goodman Gallery
Lost Lover Installation 05 Nikosi
Thenjiwe Niki Nkosi END OF HISTORY III, 2014 Single-channel video 8:55 minutes Courtesy Thenjiwe Niki Nkosi ©
Lost Lover Installation 06 Kilomba Kentridge
Installation shot with William Kentridge (right) and Grada Kilomba (left)
Lost Lover Installation 07 Nqunta
Lungiswa Gqunta Feet Under Fire, 2017 Single-channel video 14:54 minutes Courtesy Lungiswa Gqunta © + WHATIFTHEWORLD
Lost Lover Installation 08 Maphtuse
Malebona Maphutse Mamoloyi Revival, 2017 Single-channel video 3:28 minutes Courtesy Malebona Maphutse ©
Lost Lover Installation 09 Ntila
Lunga Ntila Single-channel video ode to my lover, 2018 0:15 minutes Courtesy Lunga Ntila ©

Nas ruas de Joanesburgo, em postes elétricos e paredes afixam-se cartazes onde se lê simplesmente "Lost Lover" (Amor Perdido) em letras garrafais a vermelho ou azul. São estranhamente belos por causa da sua simplicidade, mas também pela complexidade das histórias que evocam. Os anúncios com este par de palavras, são mais raros e menos óbvios do que os cartazes similares que oferecem serviços de aborto, aumento de pénis, ou resolução de dívidas, e assim deixam um rasto de poesia pelas ruas da cidade agreste.

Sugerem que entre as nossas necessidades primárias vive o desejo do regresso a um amor em tempos perdido ou roubado. Falam-nos também, numa voz simples, daquilo que nos torna humanos, desse desejo por uma realidade diferente.

LOST LOVER inicialmente apresentado no Rio de Janeiro, no espaço alternativo Lanchonete<>Lanchonete, é um programa de vídeo que explora esta alegoria de desejo, de uma nova realidade, seja romântica, política ou social. A primeira projeção ocorreu no exterior deste espaço, que fica num velho café em Gamboa, uma zona da cidade onde chegavam escravos de África, e que muitos anos depois, na história mais recente foi brutalmente gentrificada para acolher os visitantes de grandes eventos desportivos. Aconteceu no lugar onde seres humanos foram brutalmente transacionados e oprimidos, e os seus descendentes, são agora marginalizados e ignorados em benefício de turistas e grupos endinheirados. Foi apresentado a estas comunidades um programa de imagens, música e luz, que aclarou várias vertentes deste sentimento, evocando realidades entretanto perdidas, do lado de lá do mar, e aflorando a necessidade de novas rotas de afirmação.

A exposição emerge num novo território, num contexto diferente, mas historicamente ligado: Portugal, o país que teve um papel central no tráfico de escravos do Atlântico, e que mantem uma ligação complexa e bifurcada com o Brasil e com África. Rampa é um novo espaço alternativo situado no Pátio do Bolhão, um recanto obscuro na baixa do Porto. Herdando o nome da longa rampa que dá acesso a um armazém em meia cave, o espaço Rampa tem como missão a revisitar das ligações da cidade ao exterior, encontrando e reclamando novas formas de ligação entre o Porto e outras cidades

Em paralelo ao programa original, apresentamos uma instalação independente de Grada Kilomba intitulada Illusions Vol. II, Oedipus, (2018). Encomendado pela décima Bienal de Berlim é a segundo capítulo da série Illusions, em que Kilomba regride no tempo para re-visitar a mitologia Grega usando a tradição oral africana de contar histórias. Sobre Illusions Vol. II, Oedipus Thulile Gamedze escreve: Kilomba extende e adensa a trajetória da série Illusions - iniciada em 2016 com a história de Narciso e Eco – apresentado agora um novo momento dedicado ao mito de Édipo. Aqui se exploram as tensões fatais entre pai e filho, destinadas à tragédia. Usando filme e música combinados com a tradição oral de contar histórias, Kilomba trabalha os tópicos da lealdade e das políticas de violência para analisar o papel do destino nas vidas dos que se encontrar presos num sistema que reproduz e torna cíclica a opressão.

Lost Lover
Lost Lover
Lost Lover

Pátio do Bolhão 125

4000-110 Porto, Portugal


rampacultura@gmail.com

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