Malebona Maphtuse
Malebona Maphtuse

Nasceu em Joanesburgo em 1994, vive em Joanesburgo.

Como artista independente e também como membro do coletivo Title in Transgression juntamente com Simnikiwe Buhlungu, Dineo Diphofa, e Boitumelo Motau, Malebona Maphutse reclama para si as palavras da autora e artista Grada Kilomba’s quando diz que “a transgressão está em tudo, e eu acho que a rebelião é parte de um processo em que nos envolvemos para tentar descolonizar as artes, descolonizar o cubo-branco e, muito especialmente, descolonizar o conhecimento.

Nas suas colagens digitais e instalações, Maphtuse apropria-se da linguagem visual de anúncios de rua, explorando a dívida histórica derivada da opressão sistemática. No seu trabalho colaborativo com Title in Transgression, Maphtuse procura igualmente abordar de forma criativa as frustrações do dia-a-dia causadas pelo status quo. A coletivo participou recentemente na Bienal de Berlim, no programa “I’m Not Who You Think I’m Not” em colaboração com TransAction Study Group de Estocolmo, abordando temas como resistência política, historiografia, e ajuda internacional.

Eventos deste participante

Lost Lover
Exhibition
Lost Lover
RAMPA

|

Maio
22
Malebona Maphtuse
Malebona Maphtuse
Malebona Maphtuse

Pátio do Bolhão 125

4000-110 Porto, Portugal


rampacultura@gmail.com

rampa.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile