Exhibition

A artista Ofri Cnaani analisa a omnipresença do digital na vida quotidiana. O seu trabalho toma a forma de performances, imagens impressas, vídeo-instalações e eventos. 

RAMPA

|

20 de Janeiro de 2023

18:00

|

Esta exposição centra-se na obra Leaking Lands (2022), que se apresenta pela primeira vez nesta ocasião. Trata-se de uma vídeo-instalação que parte do incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 2018 – sobretudo a sua recomposição imaterial ancorada num banco de imagens online criado ad hoc por visitantes e os resquícios coloniais da sua existência “física” – para analisar temas relacionados com o arquivo, por um lado, e, por outro, os processos históricos e contemporâneos de subalternização de identidades e narrativas do “outro” – por exemplo, do Sul, indígenas, negras e queer. A exposição também apresenta a obra Testimonies of Things (2022), um conjunto de textos que especulam acerca daquele acontecimento verificado no Brasil através de seis entidades – meteorito, água, cinzas, peles, Jpeg e cursor – que “traduzem” a transição da matéria para a condição virtual. Ambas as obras abordam a dependência do algoritmo na sociedade atual, focando-se na produção, recolha, arquivamento e monetização de dados e as inevitáveis questões de poder e extrativismo a tal associadas no contexto do denominado capitalismo cognitivo.

Ofri Cnaani é uma artista radicada em Londres e Tel Aviv–Yafo, Israel. Estudou no Goldsmiths, University of London; Hunter College, City University of New York; e Beit Berl College, região de Sharon, Israel. Expôs o seu trabalho em instituições como o Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque; Tate Britain, Londres; USC Fisher Museum of Art, Los Angeles; e Kunsthalle Wien, Viena.

Leaking Lands
Leaking Lands
Leaking Lands

Pátio do Bolhão 125

4000-110 Porto, Portugal


rampacultura@gmail.com

rampa.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile