Conversa Online

O INSTITUTO, o InterStruct Collective e a Rampa uniram esforços para formar um novo hub com o objetivo de promover o debate sobre a herança colonial na cidade do Porto.

Online

|

25 de Fevereiro de 2021

19:00

|

VIDEO
Image
Monumento ao Esforço colonizador Português e Palácio das Colónias - Exposição Colonial, 1934, Porto

"Pós-Amnésia: Desmantelando Manifestações Coloniais" dedica-se a desvendar, pensar e questionar os vestígios - materiais e imateriais - do passado colonial da cidade do Porto. Como primeira atividade pública, apresenta um ciclo de debates online com especialistas de várias áreas, que irão partilhar as suas experiências a partir de diferentes geografias.

Os debates serão transmitidos em direto nos canais de youtube do INSTITUTO e Rampa, e na página de facebook do InterStruct Collective. Os links de visualização serão anunciados neste evento. As sessões decorrem em Português, e será publicada mais tarde uma versão com legendas em Inglês.

Neste debate propõe-se reflectir sobre estruturas comemorativas, a partir do seu potencial simbólico, e sobre o interesse público sobre a sua edificação e preservação. O debate será fomentado pela análise de monumentos existentes no espaço público que perpetuam narrativas coloniais, assim como de monumentos que oferecem uma contranarrativa à dominante, a partir de casos específicos nas cidades de Lisboa, Porto e São Paulo.


Programa 


Memorial à Escravatura - Beatriz Gomes Dias, Djass

Monumento ao Esforço Colonizador Português - Bárbara Neves Alves

Imagens de Controle e Monumentos - Felipe Moreira

Moderação: Mamadou Ba


Image
Image
Image

Pátio do Bolhão 125

4000-110 Porto, Portugal


rampacultura@gmail.com