Hera Büyüktaşcıyan

Nascida em Istambul, Turquia em 1984. Vive e trabalha em Istambul.

Hera Büyüktaşçıyan localiza a figura do outro entre os espectros gémeos da ausência e da invisibilidade, com o intuito de tecer conexões entre identidade, memória, espaço e tempo. A artista trabalha como contadora de histórias, integrando metáforas de mitos locais, elementos históricos e iconográficos de diferentes geografias, procurando abrir novas possibilidades de narrativas.

A água é um tema recorrente na sua prática, referindo-se ao que Büyüktaşçıyan entende como a natureza fluída e aquática da memória. Os seus trabalhos mais recentes investigam o significado de "ausência" dentro da memória colectiva, com um foco na transformação urbana e nas sensações de desaparecimento, invisibilidade e isolamento por ela causados.

Büyüktaşçıyan formou-se na Marmara University, Faculty of Fine Arts, departamento de pintura, em 2006.

Residências passadas incluem: Delfina Foundation, Londres (2014); Villa Waldberta, Munique (2012–13); AIR­Drop, Estocolmo (2012); PiST/// Interdisciplinary Project Space, Istambul (2012); and ACSL, Yerevan, (2011).

Exposições seleccionadas incluem: On Threads and Frequencies, GIGANTISME, Dunkirk (2019); Exposição individual no Institut für Auslandsbeziehungen (ifa) Gallery, Berlim (2019); That is Water, This is Earth, Marfa’ Projects, Beirut (2018); School Square Galatasaray, Pera Museum, Istambul (2018); Planetary Planning, Dhaka Art Summit, Dhaka, Bangladesh (2018); Write Injuries on Sand and Kindness in Marble, Green Art Gallery, Dubai (2017); A Particular Scenario, Scenario II, The Optometry Room, Corridor Project Space, Amsterdão (2016); Still (the) Barbarians, EVA International – Ireland’s Biennial, Limerick (2016); 1497, Green Art Gallery, Dubai (2016); If you can’t go through the door, go through the window, ALT Art space, Istambul (2016); Es war einmal ein Land (Once There was a Country), Heidelberger Kunstverein (2015); Istanbul: Passion, Joy, Fury, MAXXI, Roma (2015); Saltwater, Bienal de Istambul, Istambul (2015); Armenity, Armenian Pavillion, 56ª Bienal de Veneza, Veneza (2015);


Her most recent works enquire into the meaning of 'absence' within collective memory. There is a focus on urban transformation and in the senses of disappearance, invisibility and isolation it causes.

Büyüktaşçıyan graduated from Marmara University, Faculty of Fine Arts, Painting department in 2006.

Past residencies include Delfina Foundation, London (2014); Villa Waldberta, Munich (2012–13); AIR­Drop, Stockholm (2012); PiST/// Interdisciplinary Project Space, Istanbul (2012); and ACSL, Yerevan, (2011).

Selected exhibitions include: On Threads and Frequencies, GIGANTISME, Dunkirk (2019); Solo exhibition at Institut für Auslandsbeziehungen (ifa) Gallery, Berlin (2019); That is Water, This is Earth, Marfa’ Projects, Beirut (2018); School Square Galatasaray, Pera Museum, Istanbul (2018); Planetary Planning, Dhaka Art Summit, Dhaka, Bangladesh (2018); Write Injuries on Sand and Kindness in Marble, Green Art Gallery, Dubai (2017); A Particular Scenario, Scenario II, The Optometry Room, Corridor Project Space, Amsterdam (2016); Still (the) Barbarians, EVA International – Ireland’s Biennial, Limerick (2016); 1497,

Eventos deste participante

Hera Büyüktaşcıyan
Hera Büyüktaşcıyan
Hera Büyüktaşcıyan

Pátio do Bolhão 125

4000-110 Porto, Portugal


rampacultura@gmail.com

rampa.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile