Grada Kilomba
Grada Kilomba

Nasceu em Lisboa em 1968, vive e trabalha em Berlim.

Na sua pesquisa, Grada debruça-se sobre temas como memória, raça, género e a descolonização do conhecimento: "Quem tem a palavra? Do que podemos falar e o que acontece quando falamos?" são três questões persistentes no seu trabalho. O seu trabalho cria espaços híbridos entre a linguagem académica e a linguagem artística, com a narrativa como ferramenta central das suas práticas descolonizadoras.

Grada tem obtido reconhecimento pelo uso subversivo e pouco convencional de linguagens artísticas, em que ela dá corpo, voz e imagem às suas criações literárias. A sua prática, a que chama “Performing Knowledge” (Performance do Conhecimento), serve-se de uma variedade de formatos tais como a publicação, performance, leituras teatrais, filme, colagem de texto, instalação de vídeo e som.

O seu trabalho foi apresentado na 10ª Bienal de Berlim, Documenta 14, Power Plant Toronto, Bienal de S. Paulo, MAAT, entre outras.

Grada é representada pela Goodman Gallery de Joanesburgo.

Eventos deste participante

Grada Kilomba
Grada Kilomba
Grada Kilomba

Pátio do Bolhão 125

4000-110 Porto, Portugal


rampacultura@gmail.com

rampa.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile