Image
Novo espaço cultural do Porto Rampa é inaugurado com exposição "Lost Lover"
Lusa

Um novo espaço cultural independente chamado Rampa vai abrir na sexta-feira, no Porto, com a inauguração da exposição "Lost Lover", que reúne 12 vídeos de artistas de origem africana, avançou hoje fonte da organização.

May 20, 2019
Lost Lover

A missão deste novo espaço cultural no Porto é ter produção independente e promover a visibilidade dos artistas do Porto ativando a relações com artistas internacionais. Queremos fazer deste espaço um ponto de colaboração entre o tecido artístico nacional e os artistas internacionais", disse Alexandra Balona, um dos membros fundadores do Rampa, em entrevista telefónica à Lusa.

O Rampa é inaugurado na sexta-feira, pelas 21:00, numa "semi-cave", "com 240 metros quadrados de área" no Pátio do Bolhão, junto à Rua do Bolhão, com a exposição "Lost Lover", da curadora sul-africana Lara Koseff, onde se vai poder ver pela primeira vez no Porto a obra "Illusions Vol. II Oedipus", da artista portuguesa Grada Kilomba, que acaba de lançar em Portugal o livro "Memórias da Plantação".

O vídeo "Illusions Vol. II Oedipus" foi uma encomenda da 10.ª Bienal de Arte Contemporânea de Berlim, que esteve recentemente exposta na Power Plant, em Toronto, na Art Basel e na galeria Alexander & Bonin, em Nova Iorque, e que aborda o tema da "descolonização da arte e do pensamento" e é "um repensar as questões de raça e do colonialismo", explicou Alexandra Balona.

A exposição "Lost Lover" conta ainda com mais 11 obras, todas instalações em vídeo, de mais 11 artistas, designadamente Athi-Patra Ruga, Dan Halter, Ghada Amer & Reza Farkhondeh, Jonah Sack ou Lunga Ntila, entre outros como William Kentridge.

A exposição fica patente no Rampa até ao próximo dia 20 de junho.

O Rampa nasceu este ano a partir da associação cultural Rampa 125 e conta com cerca de 10 elementos fundadores, entre os quais arquitetos, 'designers', curadores e artistas do Porto, descreveu Alexandra Balona, referindo que a programação vai ser "regular", mas que vai variar conforme a "especificidade de cada projeto".

Image
Image
Image

Pátio do Bolhão 125

4000-110 Porto, Portugal


rampacultura@gmail.com